WhatsApp fora do ar: ‘Foi terror e pânico’, diz empresária do DF que vende marmitas pela internet

instabilidade do WhatsApp, Facebook e Instagram nes

Daniela faz, em média, 60 marmitas durante a semana. “Meu prejuízo foi superior a 60% com certeza”, avalia. Ela afirma que o episódio serviu para que pense em novas estratégias.

“Foi terror e pânico. Vivemos o caos hoje. Posso dizer que 99% dos meus clientes pedem comida pelo WhatsApp, e ele parou justamente na hora mais pesada do meu delivery. Até agora não sei o tanto de pedidos que perdi”, afirma.

Daniela faz, em média, 60 marmitas durante a semana. “Meu prejuízo foi superior a 60% com certeza”, avalia. Ela afirma que o episódio serviu para que pense em novas estratégias.

“Não imaginava o tanto que estava amarrada às redes sociais. Fizemos uma reunião e vamos dar outras opções, como o Telegram, para que os clientes consigam entrar em contato”, diz.

Daniela ainda explica que, como a maior parte dos compradores é idosa, muitos deles podem não ter percebido que a mensagem com o pedido não foi enviada. A própria chef demorou a entender. “Até eu perceber que o problema não era comigo, com minha internet, foi bem confuso, bem estressante”, lembra.

Flores

E o Instagram tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.

Ao entrar no Instagram, é exibida a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”, o que leva a especular sobre um erro desse tipo.

O DNS é a “agenda de contatos” da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).

A internet só funciona com números, então essa “agenda” cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível, porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de 2h30. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha foi causada por um ajuste de configuração.

by: ALINE DE CASTRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *