Papo de quebrada: artistas compartilham histórias e inspirações em evento gratuito, no DF

O projeto Papo de Quebrada – Diálogos Periféricos dá início, nesta semana, a uma temporada de eventos que levam personalidades do Distrito Federal e outras regiões do país para compartilhar suas trajetórias e falar de arte. Os encontros, totalmente gratuitos, ocorrerão nesta quarta-feira (3), em 25 de novembro e 8 de dezembro, sempre às 19h, no Teatro Newton Rossi do Sesc Ceilândia e transmissão online.

A iniciativa, organizada pelo coletivo Jovem de Expressão, conta ainda com exposições de diversas obras como fotografias e pinturas (saiba mais abaixo). O objetivo é promover discussões e fortalecer referências. Os participantes devem se inscrever pela internet.

A primeira apresentação, nesta quarta-feira, é da rapper paulista Preta Rara (foto acima). Com atuação em movimentos negros e feministas, a artista levanta debates por meio da música e da escrita.

Em 2016, a artista lançou o projeto #EuEmpregadaDoméstica, expondo abusos que sofreu na época em que trabalhava na casa de algumas famílias. A ação deu voz também para outras mulheres que passaram a denunciar, pelas redes sociais, casos semelhantes.

Programação

Em 25 de novembro, o Teatro Newton Rossi será o palco de Rosa Luz, primeira travesti negra do Distrito Federal a gravar um EP de rap. Além da atuação na música, ela é artista visual.

Já em 8 de dezembro, será a vez de Renan Inquérito, pesquisador e rapper paulista. Formado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre pela mesma universidade e doutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). O MC vai compartilhar como leva para a sala de aula sua história e transforma o espaço em uma experiência poética.

Também como parte do projeto, está em exposição na Praça do Cidadão, em Ceilândia, a obra de jovens artistas locais. Ao todo, serão cinco expositores, que terão exibição por 20 dias. Está em cartaz as pinturas da coleção “Mais um dia banda”, de Nathália Marinho (na foto abaixo).

Nas próximas semanas, o público poderá conferir também os trabalhos “Quinquilharias”, de Letícia dos Santos e Lucas Marques; “Palavra Rizoma”, de Isadora Lima; “Crisálida”, de Emano Creux; e “O cair é do homem mas o encantar é TRAVESTI”, de Pietra Ramos.

Programe-se

Papo de Quebrada – Diálogos Periféricos

  • Quando: Quarta-feira (3), 25 de novembro e 8 de dezembro, às 19h
  • Onde: Teatro Newton Rossi, no Sesc Ceilândia (QNN 27)
  • Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *